Relatório mensal sobre o mercado transacional brasileiro – Novembro 2023

Fusões e Aquisições movimentam BRL 191,8bi de Janeiro a Novembro de 2023

  • Setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo do ano, com 343 transações
  • Estados Unidos é o país que mais investiu no Brasil, com 148 aquisições
  • Volume de transações registra diminuição de 22% no período

O cenário transacional brasileiro foi objeto de análise no relatório mensal do TTR Data, que revelou 1790 transações movimentando um total de BRL 191,8bi de janeiro a novembro de 2023.

Esses números representam uma diminuição de 22% no número de transações em relação ao mesmo período de 2022. Do total das transações, 42% possuem os valores revelados e 82% das operações já estão concluídas.

Em novembro, 128 fusões e aquisições foram registradas, entre anunciadas e concluídas, e um valor total de BRL 9,7bi.


Operações do mercado transacional de Novembro de 2022 a Novembro de 2023
Fonte: TTR Data

O setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo com 343 transações, apesar de uma diminuição de 23% em relação a 2022, seguido pelo setor de Business & Professional Support Services, com 294 transações.

Âmbito Cross-Border

Empresas brasileiras voltaram-se principalmente para os Estados Unidos, realizando 31 transações no valor de BRL 5,2 bi até novembro de 2023, seguidas pelo Chile com nove operações. 

Por outro lado, os Estados Unidos e o Reino Unido lideraram os investimentos no Brasil, com 148 e 46 transações, respectivamente. 

Empresas norte-americanas que adquirem negócios brasileiros registraram uma queda de 32%, enquanto as aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet diminuíram em 20%.

Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas brasileiras, houve um crescimento de 5% até novembro.

Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

No segmento de Private Equity, houve 88 transações totalizando BRL 30,8bi, com uma queda de 11% no número de operações, porém registrou um aumento de 48% no capital mobilizado. 

Em Venture Capital, 512 rodadas de investimento movimentaram BRL 16,4bi, representando uma redução de 40% no número de transações.

O segmento de Asset Acquisitions registrou 247 transações e BRL 28,3bi até novembro, refletindo um crescimento de 24% nas operações em comparação ao mesmo período do ano passado.

Transação do mês

A transação destacada pelo TTR Data em novembro de 2023, foi a conclusão da venda pela Jarm Participações de 8,05% na Yamaha Motor da Amazônia para a Yamaha Motor do Brasil. O valor da transação é de BRL 180m.

A operação contou com a assessoria jurídica em lei brasileira dos escritórios Demarest Advogados e Lefosse.

Entrevista com Lefosse

Laura Affonso, sócia da prática de Societário e M&A do Lefosse, conversou com o TTR Data para esta edição, e analisou as expectativas, riscos e oportunidades relacionadas ao mercado brasileiro de M&A em 2024: “A expectativa é de que uma continuidade na queda da taxa de juros, mesmo que de forma modesta, e mais clareza sobre as posições do governo atual, reduzirão a percepção de risco e possibilitarão o retorno de M&As com caráter mais estratégico no próximo ano. Dessa forma, os valores envolvidos serão maiores e teremos a ampliação da participação de investidores estrangeiros.
Devemos continuar vendo operações relevantes de saídas de fundos de private equity, as quais, até a abertura de uma nova janela de ofertas públicas, ainda ocorrerão por meio de transações privadas.
O mercado de M&A é bastante correlacionado a fatores macroeconômicos, então, o desenrolar das guerras em curso e indicadores econômicos negativos nas maiores economias do mundo podem influenciar negativamente, mas, ao mesmo tempo, oportunidades de consolidação ou de expansão em novos setores surgirão no mercado brasileiro. A expectativa é de que 2024 seja significativamente melhor em termos de volume e tipos de transações.”

Para ler a entrevista completa, clique aqui.

Ranking de assessores financeiros e jurídicos

O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica até novembro de 2023 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade dos assessores é refletida pelo número de transações e pelo valor total. 

Quanto ao ranking de assessores financeiros, por número de transações e em valor lidera em 2023 o BTG Pactual, com 57 operações e contabilizando um total de BRL 34,7bi.

No que se refere ao ranking de assessores jurídicos, por número de transações e em valor, em 2023 lidera o escritório Mattos Filho, com 72 operações e contabilizando um total de BRL 40,8bi.