Fusões e Aquisições movimentam BRL 81,1bi em 2024
- Setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo do ano, com 121 transações
- Estados Unidos é o país que mais investiu no Brasil, com 67 aquisições
- Capital mobilizado registra queda de 3% no período
O cenário transacional brasileiro foi objeto de análise no relatório mensal do TTR Data, que revelou 592 transações movimentando um total de BRL 81,1bi até maio de 2024.
Esses números representam uma diminuição de 29% no número de transações em relação ao mesmo período de 2023, bem como uma queda de 3% no capital mobilizado. Do total das transações, 48% possuem os valores revelados e 79% das operações já estão concluídas.
Em maio, 84 fusões e aquisições foram registradas, entre anunciadas e concluídas, e um valor total de BRL 16,3bi.
O setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo com 121 transações, apresentando uma queda de 19% em relação a 2023, seguido pelo setor de Real Estate, com 59 transações.
Âmbito Cross-Border
Empresas brasileiras voltaram-se principalmente para os Estados Unidos, realizando sete transações no valor de BRL 183,15m até maio de 2024, seguidas pela Colômbia com seis operações.
Por outro lado, os Estados Unidos e Singapura lideraram os investimentos no Brasil, com 67 e 11 transações, respectivamente.
As aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet aumentaram em 1%.
Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions
No segmento de Private Equity, houve 39 transações totalizando BRL 6,1bi, com uma queda de 13% no número de operações.
Em Venture Capital, 167 rodadas de investimento movimentaram BRL 4,3bi, representando uma redução de 36% no número de transações.
O segmento de Asset Acquisitions registrou 97 transações e BRL 12,6bi até maio, refletindo um crescimento de 5% nas operações em comparação ao mesmo período do ano passado.
Transação do mês
A transação destacada pelo TTR Data em maio de 2024, foi a conclusão da aquisição da AB Concessões pelo Via Appia FIP, fundo da Starboard Asset. O valor da transação é de BRL 3,5bi, sendo BRL 2bi de earn-out e de BRL 1bi de dívidas.
A operação foi assessorada em lei brasileira pelo Veirano Advogados; Barbosa Müssnich Aragão (BMA Advogados); e Mello Torres Advogados. A assessoria financeira foi realizada pelo BTG Pactual; e XP Investimentos.
Entrevista com Finocchio & Ustra
Andrea Ometto Bittar Tincani é sócia da área societária e de fusões e aquisições do Finocchio & Ustra, conversou com o TTR para esta edição e analisou quais são os drivers mais relevantes para continuar a consolidar o mercado brasileiro na América Latina no curto e médio prazo: “O crescimento contínuo de setores estratégicos, como o de energia renovável, financeiro e tecnologia, e uma maior estabilidade política e jurídica, se comparada com os demais países da América Latina, tornam o mercado brasileiro atrativo aos olhos de investidores estrangeiros.
Mesmo que nós brasileiros tenhamos a impressão de viver uma instabilidade política, quando comparado aos demais países da América Latina, o Brasil atualmente apresenta um cenário geopolítico mais estável e seguro aos investidores.”
Para entrevista completa, clique aqui.
Ranking de assessores financeiros e jurídicos
O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica até maio de 2024 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade dos assessores é refletida pelo número de transações e pelo valor total.
Quanto ao ranking de assessores financeiros, por número de transações lidera em 2024 o BTG Pactual com 20 transações. Em valor, lidera o Banco Itaú BBA contabilizando um total de BRL 27,8bi.
No que se refere ao ranking de assessores jurídicos, por número de transações em 2024 lidera o escritório Bronstein Zilberberg Chueiri & Potenza Advogados,com 28 operações. Em valor, lidera o Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados contabilizando um total de BRL 27,4bi.