Mercado de Fusões e Aquisições brasileiro movimenta BRL 291,72bi em 2022
- Em 2022, foram registradas 2.387 transações
- Volume de fusões e aquisições apresenta queda de 12%
- Quarto trimestre de 2021 é menos ativo desde os últimos oito trimestres
- Setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo do ano, com 457 transações
- Houve um aumento de 7% no número de investimentos de de Venture Capital
- As empresas norte-americanas diminuem 14% suas aquisições no Brasil
O mercado transacional brasileiro registrou um total de 2387 transações e movimentou BRL 291,72bi em 2022, de acordo com o relatório mensal do TTR Data em colaboração com o Intralinks.
Esses números representam uma queda de 12% no número de transações em relação ao mesmo período de 2021. Do total das transações, 44% possuem os valores revelados e 89% das operações já estão concluídas.
No quarto trimestre de 2022, 501 fusões e aquisições foram registradas, entre anunciadas e concluídas, por um valor total de BRL 55,97bi, sendo o trimestre menos ativo desde os últimos oito trimestres, em relação ao capital mobilizado.
O setor de Internet, Software & IT Services foi o mais ativo no período, com um total de 457 transações, representando uma diminuição de 23% em relação ao mesmo período de 2021. Em segundo lugar está o setor de Industry-Specific Software, com 374 transações.
Âmbito Cross-Border
Em 2022, as empresas brasileiras escolheram os Estados Unidos como seu principal destino de investimento, com 59 transações e um total de BRL 7,33bi, seguido pelo México com 23 operações e pela Colombia com 18 transações.
Os Estados Unidos e o Reino Unido, com 222 e 41 transações, respectivamente, são os países que mais investiram no Brasil.
As empresas norte-americanas que adquirem empresas brasileiras registraram uma queda de 14% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet diminuiram em 21%.
Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas brasileiras, houve uma diminuição de 5% em 2022.
Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions
Em Private Equity, foram contabilizadas 103 transações e um total de BRL 24,87bi até 31 de dezembro, registrando uma diminuição de 28% no número de operações, em comparação com o mesmo período de 2021.
No âmbito de Venture Capital, foram realizadas 856 rodadas de investimento, movimentando um capital de BRL 23,77bi, o que resulta um aumento de 7% no número de transações.
No segmento de Asset Acquisitions, foram registradas 214 transações e um total de BRL 47,59bi em 2022, representando uma diminuição de 26% no número de operações, em relação ao mesmo período do ano passado.
Entrevista com Lefosse Advogados
Carlos Mello, sócio das práticas de Societário, M&A e Mercado de Capitais, conversou com o TTR para esta edição, e analisou o mercado de fusões e aquisições em 2022 e 2023 globalmente: “Acho que 2023 será, ainda, um ano desafiador – globalmente a continuidade do conflito na Ucrânia continuará a impactar os investimentos europeus e a desaceleração do crescimento da China irá tornar seus investimentos mais criteriosos. No Brasil, a instabilidade política que verificamos nesse início de governo poderá tornar o ambiente de negócios mais instável.
Tendo dito isso, acredito que essas mesmas situações deverão gerar oportunidades, no plano mundial, com necessidade de investimentos em ativos geradores de energia, para criar opções ao gás e petróleo russo. Esses investimentos são, de um modo geral, de médio e longo prazo.”
Para entrevista completa, clique aqui
Transação do ano
A transação destacada pelo TTR em 2022, foi a conclusão da venda pela Ultrapar, da Oxiteno para a Indorama. O valor da transação é de USD 1,3bi.
A operação contou com a assessoria jurídica em lei brasileira dos escritórios Stocche Forbes Advogados; BMA – Barbosa Müssnich Aragão; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Do lado financeiro, foi assessorado pelo PwC Brasil; Deutsche Bank; e Bank of America.
Ranking de assessores financeiros e jurídicos
O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica em 2022 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade dos assessores é refletida pelo número de transações e pelo valor total.
Quanto ao ranking de assessores financeiros, por número de transações lidera ao longo de 2022 o Banco Bradesco BBI, com 80 operações. Em valor, lidera o Banco BTG Pactual, contabilizando um total de BRL 68,02bi.
No que se refere ao ranking de assessores jurídicos, por número de transações em 2022 lidera o escritório Bronstein Zilberberg Chueiri & Potenza Advogados, com 106 transações. Em valor, lidera o Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados contabilizando um total de BRL 59,37bi.