Relatório mensual sobre o mercado transacional brasileiro – Janeiro 2024

Fusões e Aquisições movimentam BRL 8,9bi em Janeiro de 2024

  • Setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo no mês com 31 transações
  • Estados Unidos é o país que mais investiu no Brasil, com 15 aquisições
  • Volume de transações registra diminuição de 26% no período

O cenário transacional brasileiro foi objeto de análise no relatório mensal do TTR Data, que revelou 103 transações movimentando um total de BRL 8,9bi em janeiro de 2024.

Esses números representam uma diminuição de 26% no número de transações em relação ao mesmo período de 2023. Do total das transações, 43% possuem os valores revelados e 72% das operações já estão concluídas.




Operações do mercado transacional de janeiro de 2023 a janeiro de 2024

Fonte: TTR Data

O setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo com 31 transações, representando um crescimento de 3% em relação a 2023, seguido pelo setor de Business & Professional Support Services, com 17 transações.

Âmbito Cross-Border

Empresas brasileiras investiram em janeiro de 2024 na Argentina, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, com uma transação em cada. 

Por outro lado, os Estados Unidos e o Reino Unido lideraram os investimentos no Brasil, com 15 e três transações, respectivamente.                                                                           

Empresas norte-americanas que adquirem negócios brasileiros registraram um aumento de 7%, tal como um crescimento nas aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet em 62%.

Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

No segmento de Private Equity, houve seis transações totalizando BRL 2,1bi, com uma queda de 33% no número de operações. 

Em Venture Capital, 28 rodadas de investimento movimentaram BRL 1,0bi, representando uma redução de 45% no número de transações.

O segmento de Asset Acquisitions registrou 20 transações e BRL 3,2bi em janeiro, refletindo um crescimento de 42% nas operações em comparação ao mesmo período do ano passado.

Transação do mês

A transação destacada pelo TTR Data em janeiro de 2024, foi a conclusão da aquisição da Pismo pela Visa. O valor da transação é de USD 1bi.

A operação contou com a assessoria jurídica em lei brasileira dos escritórios Mattos Filho; e Pinheiro Neto Advogados.

Ranking de assessores financeiros e jurídicos

O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica em janeiro de 2024 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade dos assessores é refletida pelo número de transações e pelo valor total. 

Quanto ao ranking de assessores financeiros, por número de transações lidera o MMK Partners com duas transações. E em valor, lidera o Banco Itaú BBA, contabilizando um total de BRL 1,9bi.

Quanto ao ranking de assessores jurídicos, por número de transações lidera o Bronstein Zilberberg Chueiri & Potenza Advogados com seis transações. E em valor, lidera o Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados , contabilizando um total de BRL 2,0bi.