Relatório mensual sobre o mercado transacional brasileiro – Fevereiro 2024

Fusões e Aquisições movimentam BRL 24,7bi no primeiro bimestre de 2024

  • Setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo do ano, com 65 transações
  • Estados Unidos é o país que mais investiu no Brasil, com 23 aquisições
  • Capital mobilizado registra crescimento de 17% no período

O cenário transacional brasileiro foi objeto de análise no relatório mensal do TTR Data, que revelou 245 transações movimentando um total de BRL 24,7bi no primeiro bimestre.

Esses números representam uma diminuição de 15% no número de transações em relação ao mesmo período de 2023, no entanto o capital mobilizado registrou um crescimento de 17%. Do total das transações, 46% possuem os valores revelados e 72% das operações já estão concluídas.

Em fevereiro, 113 fusões e aquisições foram registradas, entre anunciadas e concluídas, e um valor total de BRL 14,4bi.

Operações do mercado transacional de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024
Fonte: TTR Data.

O setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo com 65 transações, apresentando um crescimento de 10% em relação a 2023, seguido pelo setor de Business & Professional Support Services, com 50 transações.

Âmbito Cross-Border

Empresas brasileiras voltaram-se principalmente para os Estados Unidos, realizando quatro transações no valor de BRL 59m até fevreiro de 2024, seguidas pela Colômbia com três operações. 

Por outro lado, os Estados Unidos e Singapura lideraram os investimentos no Brasil, com 23 e 10 transações, respectivamente.

Empresas norte-americanas que adquirem negócios brasileiros registraram uma queda de 14%, enquanto as aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet cresceram em 50%.

Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas brasileiras, houve um crescimento de 6% em 2024.

Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

No segmento de Private Equity, houve 15 transações totalizando BRL 3,7bi, com uma queda de 11% no número de operações, porém registrou um aumento de 25% no capital mobilizado. 

Em Venture Capital, 69 rodadas de investimento movimentaram BRL 1,5bi, representando uma redução de 19% no número de transações.

O segmento de Asset Acquisitions registrou 56 transações e BRL 5,6bi até fevereiro, refletindo um crescimento de 107% nas operações em comparação ao mesmo período do ano passado.

Transação do mês

A transação destacada pelo TTR Data em fevreiro de 2024, foi a conclusão da venda pela EDP Brasil, subsidiária da EDP – Energias de Portugal, da EDP Transmissão SP- MG e Mata Grande Transmissora de Energia para a Edify Empreendimentos e Participações. O valor da transação é de BRL 2,6bi.

A operação contou com a assessoria jurídica em lei brasileira dos escritórios Madrona Fialho Advogados;  e Mattos Filho. Do lado financeiro, foi assessorada pelo  Banco Bradesco BBI; e Citi Brasil.

Ranking de assessores financeiros e jurídicos

O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica até fevereiro de 2024 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade dos assessores é refletida pelo número de transações e pelo valor total. 

Quanto ao ranking de assessores financeiros, por número de transações e em valor lidera em 2024 a XP, com seis operações e contabilizando um total de BRL 7,7bi.

No que se refere ao ranking de assessores jurídicos, por número de transações em 2024 lidera o escritório Bronstein Zilberberg Chueiri & Potenza Advogados,com 10 operações. Em valor, lidera o  Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados contabilizando um total de BRL 7,8bi.