Relatório do terceito trimestre sobre o mercado transacional brasileiro

Fusões e Aquisições já movimentaram BRL 223,6bi em 2022

  • Foram registradas 1699 transações até o terceiro trimestre
  • Terceiro trimestre do ano registra 505 operações e um total de BRL 63,9bi
  • Houve uma queda de 10% no número de transações, em relação a 2021
  • Internet, Software & IT Services foi o setor mais ativo, com um total de 347 transações

O mercado transacional brasileiro registrou até o terceiro trimestre de 2022, 1699 operações com valor total de BRL 233,6bi, de acordo com o mais recente relatório  do Transactional Track Record em colaboração com o Intralinks.

No terceiro trimestre, 505 fusões e aquisições foram registadas, entre anunciadas e concluídas, e um valor total de BRL 63,9bi.

Operações do mercado transacional do 3Q de 2020 até 3Q de 2022
Fonte: Transactional Track Record.

Esses números representam uma queda de 10% no número de transações em relação ao mesmo período de 2021. Do total das transações, 47% possuem os valores revelados e 77% das operações já estão concluídas.

O setor de Internet, Software & IT Services foi o mais ativo no período, com um total de 347 transações, representando uma diminuição de 26% em relação ao mesmo período de 2021. Em segundo lugar está o setor de Industry-Specific Software, com 247 transações. 

Âmbito Cross-Border

Até o terceiro trimestre de  2022, as empresas brasileiras escolheram os Estados Unidos como seu principal destino de investimento, com 36 transações e um total de BRL 6,4bi, seguido pelo Colômbia, com 15 operações e México, 14 transações.

Os Estados Unidos e o Reino Unido, com 167 e 35 transações, respectivamente, são os países que mais investiram no Brasil. 

O volume de  empresas norte-americanas que adquirem empresas brasileiras registrou uma diminuição de 1,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet diminuiram em 1,4%.

Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas brasileiras, houve uma queda de 17% no período.

Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

Em Private Equity, foram contabilizadas 72 transações e um total de BRL 15,5bi no período, registrando uma queda de 30% no número de operações, em comparação com o mesmo período de 2021.

No âmbito de Venture Capital, foram realizadas 574 rodadas de investimento, movimentando um capital de BRL 21,0bi, o que resulta uma queda 0,3% no número de transações.

No segmento de Asset Acquisitions, foram registradas 157 transações e um total de BRL 44,9bi até o terceiro trimestre de 2022, representando uma diminuição de 15% no número de operações, em relação ao mesmo período do ano passado.

Entrevista com TozziniFreire Advogados

João Busin, sócio responsável pela área de Private Equity e Venture Capital, e Fernando Silveira Carvalho, sócio especializdo em M&A e Private Equity & Venture Capital, conversaram com o TTR para essa edição, e analisaram os fatores mais relevantes para a consolidação do mercado de M&A no Brasil no quarto trimestre de 2022: “Para o último trimestre do ano, a nossa expectativa é de um volume de negócios talvez um pouco menor do que o dos dois primeiros trimestres, mas já apresentando uma aceleração em relação ao terceiro trimestre. O mercado apresenta boas oportunidades para investidores e vendedores que vinham aguardando alguns fatores de estabilização para tomarem suas decisões.

Nesse sentido, a clareza que deverá vir após as eleições certamente contribuirá bastante. Além disso, mesmo com o aumento global da inflação e o cenário de redução de margens operacionais e custos de capital elevados, notamos ainda boa disponibilidade de liquidez no mercado (seja por investidores financeiros ou por estratégicos — estes últimos com bons recursos levantados na última janela de IPOs).”

Para entrevista completa, clique aqui

Transação do trimestre

A transação destacada pelo TTR no terceiro trimestre de 2022, foi a conclusão da aquisição da LafargeHolcim Brasil pela CSN Cimentos. O valor da transação é de USD 1,02bi.

A operação contou com a assessoria jurídica, em lei brasileira, dos escritórios Pinheiro Guimarães; BMA – Barbosa Müssnich Aragão; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Do lado financeiro, a transação foi assessorada pelo Banco Itaú BBA e BNP Paribas.

Ranking de assessores financeiros e jurídicos

O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica do terceiro trimestre 2022 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade dos assessores é refletida pelo número de transações e pelo valor total.

Quanto ao ranking de assessores financeiros, por número de transações e em valor, lidera o BTG Pactual, com 56 operações e um total de BRL 60,8bi.

No que se refere ao ranking de assessores jurídicos, por número de transações em 2022 lidera o escritório Bronstein Zilberberg Chueiri & Potenza Advogados, com 87 operações. Em valor, lidera o BMA – Barbosa Müssnich Aragão contabilizando um total de BRL 45,8bi.