Relatório Mensal Brasil – Outubro 2019

Volume de Fusões e Aquisições cresce 7% até outubro de 2019

Segundo o mais recente Relatório Mensal do TTR – Transactional Track Record, em parceria com o TozziniFreire Advogados e a LexisNexis, o mercado brasileiro de fusões e aquisições inicia o último trimestre do ano com 107 transações registradas no mês de outubro, e um total de 1.081 desde janeiro, uma alta de 7% em relação ao mesmo período de 2018. O valor total transacionado ao longo do ano foi de 169,6 bilhões de reais, o que representa uma alta de 3%.

O segmento Tecnologia segue como o mais atrativo para os investidores, com um total de 282 transações, 32% acima do registrado no mesmo período do ano anterior.  O Setor Financeiro e Seguros aparece na segunda colocação, com 161 operações, aumento de 12%, seguido pelo segmento Imobiliário, que cresceu 55% e chegou a 107 negócios realizados. 

Transações cross-border

No âmbito das transações cross-border, foram contabilizadas 245 aquisições de empresas brasileiras por investidores estrangeiros (inbound acquisitions) no período de janeiro a outubro, totalizando 82,8 bilhões de reais em investimentos. As empresas com sede nos Estados Unidos seguem como as que mais realizam aquisições de empresas nacionais, 94 negócios que somam 13,9 bilhões de reais.

No caminho oposto (outbound acquisitions), as aquisições realizadas por empresas brasileiras no exterior somam 15,2 bilhões de reais em 2019, tendo como alvo prioritário os Estados Unidos, onde foram investidos 5 bilhões de reais em 15 transações. A Argentina surge na segunda colocação, com sete transações que movimentaram 125 milhões de reais. 

Private Equity e Venture Capital

Os investimentos realizados por fundos de private equity em empresas brasileiras sofreram uma queda de 21,95% no número de deals – 64, enquanto o volume financeiro registrado, 16,9 bilhões de reais, ficou 7% abaixo do anotado em período homólogo do ano anterior (Janeiro-Outubro). Vale destacar que 38 dos 64 investimentos foram realizados por fundos estrangeiros.

Os investimentos de venture capital também fecharam o período de janeiro a outubro com considerável aumento no número de transações. As 211 rodadas de investimento apontadas pelo TTR ficaram 15% acima do registrado no mesmo intervalo de 2018, e revelaram valores que somam 8,75 bilhões de reais, o que represente uma alta de 40,95%. Do total de investimentos, 148 foram realizados por fundos brasileiros. Uma das mais recentes e relevantes foi o aporte de capital recebido pela brasileira
Olist  no valor de BRL 190m em uma terceira rodada de investimentos liderada pelo Softbank. Fundada em 2015, a Olist atende pequenos varejistas físicos, disponibilizando seus produtos em lojas virtuais em marketplaces maiores.

Transação TTR do Mês

A transação destacada pelo TTR foi a conclusão da aquisição pela CPFL Energia da totalidade da participação de 47% detida pela sua controladora State Grid Brazil Power Participações na CPFL Renováveis.

A operação contou com a assessoria financeira do Banco Itaú BBA e do Banco UBS Brasil, este último assessorado pelo Cescon, Barrieu Flesch & Barreto Advogados. A CPFL Energia foi assessorada pelo BMA – Barbosa Müssnich Aragão.

Rankings Financeiros e Jurídicos