Primeiro bimestre fecha com redução de 32% no volume de Fusões e Aquisições
Número de investimentos de Venture Capital aumentam 19% no primeiro bimestre
Em fevereiro foram movimentados BRL 11,9bi no Brasil em Fusões e Aquisições
Os dados do primeiro bimestre do ano demostram uma desaceleração no mercado transacional brasileiro.
Valor e número de transações
Segundo o mais recente relatório do TTR – Transactional Track Record, foram registradas 156 transações envolvendo empresas brasileiras, o que representa uma diminuição de 32% em relação ao mesmo período de 2019. Já no tocante ao valor total transacionado, foram movimentados aproximadamente BRL 21bi, o que representa um modesto aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Setores
Com referência aos setores com mais atividade transacional, o setor tecnológico continua na liderança com 41 transações, seguido pelo setor financeiro com 28 transações e no terceiro lugar, figura o setor imobiliário com 21.
Transações Cross-border
As operações transnacionais mapeadas pelo TTR no primeiro bimestre refletem uma diminuição considerável em relação ao mesmo período de 2019. O volume de aquisições realizadas por empresas dos Estados Unidos no Brasil sofreu uma redução de 53%, porém mantiveram a posição como as que mais adquiriram empresas brasileiras, com oito negócios e um total de BRL 928,3m transacionados, seguido por Singapura e Alemanha, ambos com duas transações.
As aquisições de empresas brasileiras por estrangeiras no setor de Tecnologia e Internet, tiveram uma redução de 46%. Além disso, fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros reduziram seus investimentos em empresas brasileiras em 57%, em relação ao primeiro bimestre de 2019.
No sentido contrário, foram mapeadas no primeiro bimestre sete transações onde empresas brasileiras realizam aquisições no exterior, sendo os Estados Unidos o destino preferido. Neste contexto as empresas mexicanas superaram as brasileiras com o dobro, 14, de transações deste tipo.
Venture Capital
As transações envolvendo fundos de Venture Capital tiveram uma performance bastante positiva no primeiro bimestre, com um aumento de 602% no total do valor transacionado, BRL 1,77bi, em relação ao mesmo período de 2019. O volume de transações aumentou 19% com 38 operações. O setor mais procurado pelos fundos foi o de Tecnologia onde foram registradas 24 transações.
Transação destacada
A transação destacada pelo TTR em fevereiro foi a conclusão da venda pela EDP Renováveis do complexo eólico Babilônia para a Actis por BRL 598m.
O comprador contou com a assessoria do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados enquando no lado vendedor atuou escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados. O Banco Bradesco BBI atuou como assessor financeiro da EDP Renováveis.