Captação de Recursos no Brasil: Mercado de crédito privado movimenta R$ 97 bi no primeiro trimestre de 2025
- Valor total de captação referente ao primeiro trimestre de 2025 registra queda de 19% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
- Em debêntures, Setor de Toll Brigdes, Roads & Highways lidera com 24% das emissões.
- Os certificados de recebíveis do agronegócio apresentam captação de BRL 6 bi no trimestre, queda de 62,5% em relação ao ano anterior.
O cenário de captação de recursos utilizando a emissão de debêntures, notas comerciais e operações de securitização (CRI, CRA, CR) foi objeto de análise do mais recente relatório anual do mercado de crédito privado brasileiro no TTR Data (ttrdata.com), que revelou emissão de 341 séries com uma captação total de BRL 97 Bi no primeiro trimestre de 2025.
Esses dados representam uma diminuição do valor total captado de 19% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Valor total emitido no mercado de crédito privado (Debêntures, Notas comerciais CRI, CRA, CR) no primeiro trimestre de 2025.
Fonte: TTR Data.
Em relação ao mercado de debêntures, foi registrada a emissão de 231 séries com uma captação total de BRL 81,5 Bi no período de janeiro a março de 2025, queda percentual de 6% quando comparado ao mesmo período do ano anterior, enquanto isso, a emissão de notas comerciais registra aumento de 20% em relação ao ano anterior, com R$ 5,8 bi emitidos em 26 séries. No mercado de securitização, foi registada a emissão de 84 séries de CRI/CRA/CR com uma captação total de BRL 10,2 bi, apresentando uma diminuição de 64% em relação ao mesmo período do ano anterior.






Valor total emitido no mercado de crédito privado (Debêntures, Notas Comerciais, CRI, CRA, CR) por trimestre.
Fonte: TTR Data.
Ranking de assessores jurídicos, agentes fiduciários e coordenadores líderes
Disponibilizamos em nossa plataforma os rankings de assessoria jurídica, agentes fiduciários e coordenadores líderes referentes ao primeiro trimestre de 2025 em emissões públicas de Debêntures, Notas Comerciais, CRI e CRA, onde a atividade dos assessores é refletida pelo valor total e número de emissões / séries.
Ranking Consolidado (Debentures, Notas Comerciais, CRI, CRA, CR)
Quanto ao ranking de assessores jurídicos, lidera o Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, contabilizando um total de BRL 24,7 bi.
No ranking de Agentes Fiduciários, a Pentágono DTVM lidera contabilizando o valor de BRL 42,6 bi. Já a respeito do ranking de coordenadores líderes, o Banco Itaú BBA lidera contabilizando o valor de BRL 30,0bi.