Fusões e aquisições no Brasil têm redução de 28% até maio
Fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros reduzem seus investimentos em 50%
Transações de Venture Capital no Brasil aumentam em 14%
Empresas estrangeiras diminuíram em 35% investimentos no setor de Tecnologia e Internet
Valor e número de transações
O mercado transacional brasileiro registrou até o mês de maio 411 operações com um valor total de BRL 43,6bi, segundo o informe mensal da TTR. Isto representa uma diminuição de 63% do valor movimentado e uma redução de 28% no número de transações, em relação ao mesmo período de 2019.
Por sua vez, no mês de maio se registraram 69 transações de fusões e aquisições entre anunciadas e concluídas, por um valor total de BRL 1,6bi.
Setores mais ativos
Os setor mais ativo do ano é o de Tecnologia com 113 transações. No segundo lugar dois setores tiveram a mesma quantidade de operações, Financeiro e Seguros e Saúde, Higiene e Estética, com 49 transações cada.
Âmbito Cross-Border
Os Estados Unidos reduziram suas aquisições no Brasil em 40%, mesmo assim, ainda são o investidor mais ativo com 29 transações até o fim de maio. Fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros também reduziram seus investimentos no Brasil em 50%. Da mesma forma, empresas estrangeiras diminuíram em 35% seus investimentos no setor de Tecnologia e Internet no Brasil, na comparação anual.
Em relação a atuação brasileira no exterior, Estados Unidos é o destino favorito na hora de realizar investimentos, com sete transações.
Private Equity
Até maio, os fundos de Private Equity registraram BRL 1,3bi no valor transacionado, o que representa uma redução de 89% na comparação anual. O número de transações foi 33, diminuição de 18%.
Venture Capital
Os fundos de Venture Capital movimentaram um total de BRL 2,7bi até maio, incremento de 3% em relação a 2019. Foram 104 transações, aumento de 14%.
Transação destacada
A transação destacada pelo TTR foi a aquisição da Pharma Limírio Indústria Farmacêutica, empresa que atua na fabricação de medicamentos alopáticos injetáveis, por parte da Blau Farmacêutica.
A operação movimentou BRL 150m. Os assessores jurídicos na transação foram os escritórios MNA – Miguel Neto Advogados e Souza, Mello e Torres. Os assessores financeiros foram o Banco Bradesco BBI e o Banco Itaú BBA.
Rankings de assessoria financeira e jurídica