Relatório Mensal Portugal – Abril 2018

Portugal em queda nas operações de fusões e aquisições em abril

  • Mercado português em queda de 87,22%
  • Investimentos de venture capital em alta de 105% no ano

Portugal em queda nas operações de fusões e aquisições em abril

O volume de fusões e aquisições no mercado transacional português somou 78 milhões de euros em abril, uma queda acentuada de mais de 87% comparada ao mesmo período de 2017. Esse mapeamento está disponível no Relatório Transacional Mensal do Transactional Track Record (TTR), que registou 17 operações em Portugal no mês.

Desde o início do ano, o país já soma 90 negócios realizados, que alcançaram valor total superior a 1,8 mil milhões de euros, importância que também reflete uma queda face ao período homólogo do ano anterior, com redução de 70,65% no volume financeiro aportado.

O setor Imobiliário segue tendência iniciada em 2015 e mantêm a posição de o mais ativo no mercado português. Em abril, foram seis operações, que, somadas às realizadas nos primeiros três meses do ano, contabilizam 21 operações, queda de 32% quando comparado ao mesmo intervalo do ano anterior. O destaque positivo dos quatro primeiros meses é o crescimento de 17% do setor de Tecnologia, com 14 operações desde janeiro.

Já o segmento Saúde, Higiene e Estética fechou o mês de abril com cinco novos deals, dentre eles a venda da gestora do Hospital de Caiscais pela Teixeira Duarte. A consultora vendeu 90% de sua participação no capital social da sua subsidiária TDHOSP, responsável pela gestão do edifício do hospital, por 19,4 milhões de euros.

 

Cross-Border

Em número de operações cross-border, o mercado português somou, no ano, 38 operações inbound, em que empresas portuguesas foram adquiridas por companhias estrangeiras.  Destas, 12 foram investimentos de empresas com sede em Espanha, somando € 234,3 milhões investidos pelos vizinhos ibéricos em território português. Cinco destas operações tiveram como alvo o mercado imobiliário, que continua como o alvo principal das empresas estrangeiras.  O subsector Tecnologia, junto com Internet, também esteve na mira do investimento internacional. O número de aquisições estrangeiras nos dois subsetores assinalou crescimento de 80%.

Entretanto, em volume financeiro tanto os Países Baixos, que ultrapassou a marca dos 450 milhões de euros aportados, como França, com 305 milhões de euros, superaram os investimentos espanhóis no país.

No âmbito outbound, cinco empresas portuguesas realizaram aquisições no mercado externo. Estas operações concentraram-se em Espanha, Suécia, Israel, e no Peru.

 

Private Equity e Venture Capital

No cenário de venture capital, 2018 segue em alta. Foram 14 operações registadas pelo TTR desde janeiro, cujos valores somaram 44,5 milhões de euros. Os fundos de venture capital tiveram como alvos preferidos no ano os segmentos de Tecnologia, oito operações, e Internet, quatro.

Em abril, das cinco operações anunciadas, três divulgaram informações financeiras que revelaram mais de 4,4 milhões em rodadas de investimentos dessa modalidade. Destaque para a injeção de capital recebida pela startup portuguesa da área da saúde Sword Health de 3,7 milhões de euros. No apanhado do ano, os 44,5 milhões de euros investidos, representam crescimento de 105% em comparação aos valores do mesmo período de 2017.

Os investimentos de private equity, entretanto, viram redução de 71% no número de operações e de 44% no total investido, 19,4 milhões de euros, em abril. Em 2018, o total investido não passou dos 470 milhões de euros.

 

Transação do Mês

A transação destacada pelo TTR no mês de fevereiro foi a concretização da venda pelo Banco BPI da BPI Gestão de Activos e da BPI Fundos à CaixaBank Asset Management, do grupo espanhol CaixaBank. A venda das duas sociedades por 83 milhões de euros havia sido anunciada em novembro de 2017.

O Banco BPI recebeu assessoria financeira na transação da KPMG España. Por sua vez, o grupo CaixaBank foi assessorado pelo Cuatrecasas Portugal.

Veja todos os detalhes da transação aqui.

Rankings – Assessoria Financeira e Jurídica

O pódio do ranking TTR de assessores jurídicos de abril de 2018 é liderado pelo PLMJ, com 617 milhões de euros, seguido de Abreu Advogados, com 450 milhões de euros,  com Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados na terceira colocação, com € 343,3 milhões de euros.

Na liderança do Ranking de assessores financeiros, CaixaBank Corporate Finance, com 233 milhões, seguido por Caixa BI, com 19,4 milhões de euros.

Ranking completo.