Mercado transacional apresenta mesmo nível de atividade pré-pandemia
No primeiro trimestre os Estados Unidos aumentaram suas aquisições no Brasil em 120%
Fundos de Venture Capital investem BRL 11,3bi no primeiro trimestre
O mercado transacional brasileiro registrou no primeiro trimestre, 327 operações com valor total de BRL 144,7bi, segundo dados do TTR. Isto representa um aumento de 263% do valor movimentado e 2% no volume de transações em relação ao mesmo período de 2020.
O setor de Tecnologia continua sendo o mais ativo e teve um aumento de 56% na comparação anual, com 142 transações registradas no primeiro trimestre. No segundo lugar, o setor Financeiro e Seguros aumentou em 28% o número de transações, apresentando 50 operações. Já o setor de Higiene e Saúde foi o terceiro mais ativo que com 45 transações teve um aumento de 36% na comparação anual.
Âmbito Cross-Border
No primeiro trimestre os Estados Unidos aumentaram suas aquisições no Brasil em 120%. Da mesma forma, Fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros investiram no Brasil 13% a mais do que no ano passado. Já em relação à Tecnologia, empresas estrangeiras aumentaram seus investimentos em 121% na comparação anual.
Os Estados Unidos continuam sendo o principal investidor no Brasil e estiveram envolvidos em 44 aquisições até o fim de março, o segundo país que mais investiu no Brasil no trimestre foi a Argentina com seis transações, e o terceiro mais ativo foi o Reino Unido com cinco aquisições.
Em relação à atuação brasileira no exterior, Colômbia foi o destino favorito do trimestre, com quatro transações registradas até o fim de março. O segundo lugar onde o Brasil investiu mais esse trimestre foi os Estados Unidos com três transações.
Venture Capital
Os fundos de Venture Capital movimentaram um total de BRL 11,3bi até o fim de março, aumento de 469% em relação a 2020. Foram 120 rodadas de investimentos, representando um crescimento anual de 43%. O setor que mais atraiu investimentos foi o de Tecnologia com 80 transações, aumento de 48% na comparação anual. O setor de Financeiro e Seguros apresentou 23 transações, crescimento de 35% e o terceiro setor mais ativo foi o de Higiene e Saúde com um salto de 30% em relação a 2020, com 13 investimentos.
Transação do trimestre
A transação destacada pelo TTR no primeiro trimestre foi a aquisição da CEB Distribuição, por parte da Neoenergia. A operação do setor de energia movimentou BRL 2,5bi.
A transação contou com a assessoria legal em lei brasileira dos escritórios Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados e Demarest Advogados.
League Tables
O informe publica os rankings de assessores financeiros e jurídicos até março de 2021 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercado de Capitais, onde se informa a atividade das firmas destacadas pelo número de transações e pelo valor total das mesmas.