Volume de Fusões e Aquisições se mantém estável em 2019
O mercado brasileiro de fusões e aquisições terminou o penúltimo trimestre do ano com um total de 934 transações registradas e R$ 161,2 bilhões movimentados segundo o mais recente Relatório do TTR.
Somente no terceiro trimestre foram registrados 321 negócios, praticamente o mesmo número registrado no mesmo trimestre de 2018, que movimentaram R$ 41 bilhões, alta de 2,4%.
O segmento Tecnologia segue como o mais atrativo para os investidores. De janeiro a setembro já foram contabilizadas 235 transações, 26% acima do registrado no mesmo período de 2018. O Setor Financeiro e Seguros aparece na segunda colocação, com 135 operações, aumento de 5%, seguido por operações no segmento Imobiliário, que cresceram 44% e chegaram a 91 negócios realizados, enquanto Distribuição e Varejo caiu para a quarta posição, com 86 operações, fechando o período com alta de 2%.
Private Equity e Venture Capital
Os investimentos realizados por fundos de private equity em empresas brasileiras sofreram uma queda de 20% no número de deals – 59, enquanto o volume financeiro registrado, 15,6 bilhões de reais, ficou 14% abaixo do anotado em período homólogo do ano anterior. Vale destacar que mais da metade das transações registradas são de âmbito Cross-border, especialmente onde fundos estrangeiros realizam investimentos em empresas brasileiras.
Os investimentos de venture capital também fecharam o período com ligeira queda no número de transações. As 163 rodadas de investimento apontadas pelo TTR entre janeiro e setembro ficaram 2,4% abaixo do registrado no mesmo intervalo de 2018, e revelaram valores que somam 8 bilhões de reais, o que represente uma alta de 99% se compado ao mesmo período de 2018. O número de investimentos realizados por fundos brasileiros representa 71% do total. Detre os fundos de venture capital mais ativos está o Canary com 9 investimentos realizados no período.
Âmbito Cross-border
No âmbito das transações transnacionais, foram contabilizadas 216 aquisições de empresas brasileiras por investidores estrangeiros no período de janeiro a setembro, totalizando 81 bilhões de reais em investimentos. Apesar de registrar uma redução de 6% no número de transações em relação ao mesmo período de 2018, as empresas com sede nos Estados Unidos seguem como as que mais realizam aquisições de empresas nacionais, 83 negócios que somam 13 bilhões de reais. Segudo os dados do TTR o número de aquisições de empresas brasileiras realizadas por empresas dos Estados Unidos vem caíndo com uma média de 7% ao ano desde 2016.
No caminho oposto, as aquisições realizadas por empresas brasileiras no exterior somam 15 bilhões em aportes em 2019, tendo como alvo prioritário os Estados Unidos, onde foram investidos 5 bilhões de reais em 14 transações. A Argentina surge na segunda colocação, com sete transações que movimentaram 125 milhões de reais.
Transacción Destacada
A transação destacada pelo TTR foi a conclusão da aquisição pela mineradora canadense Lundin Mining de 100% da Mineração Maracá, detida pela Yamana Gold. A Maracá é proprietária da mina de cobre e ouro Chapada, localizada na cidade de Alto Horizonte, em Goiás. A estimativa da Yamana para as reservas minerais de cobre da Chapada são de 664,6 toneladas com um teor médio de 0,25% de cobre e 0,16 grama por tonelada de ouro.
Ranking de Asesores Financieros y Jurídicos